Opção para 3, 4 ou 5 dias de caminhada
Grau de esforço físico: intenso
Independente do numero de dias é uma trilha com grau de dificuldade alto, o terreno é irregular e íngreme e exige caminhadas de cerca de 5 horas por dia.
Trilhas Longas - Vale do Pati chapada diamantina
O Vale do Pati é considerado por especialistas em trekking como uma das trilhas mais bonitas da América do sul e a mais bonita da Chapada dimantina.
Existem 3 principais vias de acesso para o inicio e término da travessia: Vale do Capão, Guiné e Andaraí, o que diferencia o numero de dias de trilha é o local de entrada e saída, dessa maneira é possível adequar a trilha ao tempo disponível (3, 4 ou 5 dias) e também ao condicionamento físico dos visitantes ou condições climáticas.
A travessia mais antiga e famosa (5 dias) é a que inicia no Capão e termina em Andaraí, atualmente a maioria dos visitantes tem optado pela trilha de 3 dias iniciando pelo Guiné, fazendo um percurso de 360 graus pelos principais pontos do Pati e retornando ao Guiné , desse modo podem aproveitar os outros 2 dias para conhecer algum outro ponto da Chapada, já que opções não faltam.
Ainda há a possibilidade de fazer a trilha em 4 dias, iniciando pelo Guiné e terminando a trilha em Andaraí.
Qualquer que seja a opção (3, 4, ou 5 dias) os principais pontos do Pati serão vistos: Mirante, Cachoeira dos Funis, Morro do Castelo e Cachoeirão por cima.
Famílias que vivem há muito tempo em remotos pontos do Vale do pati, recebem os hóspedes em acomodações simples, oferecendo hospedagem com café da manhã e jantar.
O lanche de trilha (que substitui o almoço) é preparado pelo guia.